Close

junho 30, 2020

Sindicatos preparam Campanha Nacional

Reunidos no dia 10 deste mês de junho, por videoconferência, o Comando Nacional dos Bancários, que representa os sindicatos na mesa de negociação com os Bancos (Fenaban) definiu o calendário da Campanha Nacional, momento em que a categoria se mobiliza pela renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Em preparação à 22ª Conferência Nacional dos Bancários, fórum onde a categoria decide a pauta de reivindicações, serão realizadas conferências estaduais/regionais e consulta nacional. Em função da pandemia do novo coronavírus, todas as atividades serão realizadas por videoconferências. Entre os dias 26 de junho e 4 de julho, conferências estaduais; nos dias 17 e 18 de julho, Conferência Nacional.

Ultratividade: Caso a Medida Provisória (MP) 936 seja sancionada pelo presidente da República, sem veto à chamada ultratividade, o calendário de mobilização da categoria poderá ser alterado. A vigência da atual Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2018-2020) termina no próximo dia 31 de agosto. Com a ultratividade em vigor, a CCT poderá ser prorrogada até os sindicatos e a Fenaban assinarem um novo instrumento jurídico, tendo como prazo final o dia 31 de dezembro deste ano, quando termina o “Estado de Calamidade Pública”, decretado em função da pandemia.

A MP 936, que criou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, foi aprovada pelo Senado Federal no dia 16 deste mês de junho. O presidente da República tem prazo de 15 dias úteis para sancionar e/ou vetar a MP.

Entrega da pauta: O Comando pretende entregar a pauta de reivindicações no dia 23 de julho, depois de aprovada pela categoria em assembleias virtuais (nos dias 20 e 21 de julho); já o processo de negociação com os bancos deverá acontecer entre os dias 27 de julho e 20 de agosto. A data-base da categoria, vale lembrar, é 1º de setembro.

Temas da Campanha

A bandeira prioritária na Campanha deste ano é a defesa do emprego, principalmente neste momento em que o país vive uma crise tripla: sanitária, econômica e política.

Outras bandeiras da Campanha:

  • Saúde e condições de trabalho,
  • Aumento real,
  • PLR,
  • Defesa dos bancos públicos e da democracia.

 

Fonte: Seeb de Campinas