Close

março 4, 2024

Semana reforçou a conscientização sobre o combate às LER/Dort.

A data chama atenção para duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros.

No dia 28 de fevereiro (última quarta-feira) foi o Dia Mundial de combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A data foi escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência multilateral da Organização das Nações Unidas (ONU), responsável em definir e promover normas e princípios voltados aos direitos fundamentais no trabalho. A data chama atenção para doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros.

A LER/DORT é um conjunto de condições que afetam os músculos, tendões e nervos devido a atividades repetitivas, posturas inadequadas e esforços físicos intensos. Esses distúrbios são frequentemente associados ao ambiente de trabalho e podem resultar em dor, desconforto e incapacidade funcional.

No contexto laboral, a LER/DORT é uma preocupação significativa, pois pode impactar a produtividade e a qualidade de vida dos trabalhadores. Para prevenir essas condições, é essencial adotar medidas ergonômicas adequadas, promover pausas regulares durante atividades repetitivas e oferecer treinamento sobre postura correta e uso adequado de equipamentos.

Além disso, é fundamental que empregadores e funcionários estejam atentos aos primeiros sinais de LER/DORT, como dor persistente, formigamento ou fraqueza muscular. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações e garantir a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho.

O tema é promovido pelo movimento sindical, que busca conscientizar sobre a LER/DORT e em colaborar com empresas e trabalhadores na implementação de práticas seguras e saudáveis.

“É fundamental reconhecer a gravidade das LER/DORT e implementar medidas preventivas eficazes para proteger a saúde dos trabalhadores”, defende Gustavo Frias, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS).

Fonte: Federação dos bancários de SPMS