Campanha Salarial 2024: Bancários aprovam minuta de reivindicações.
A assembleia geral extraordinária dos bancários de São José dos Campos e Região aprovou, nesta quinta-feira (13), a minuta de reivindicações da Campanha Nacional 2024.
A votação aconteceu online, o que favorece a participação mais ampla de quem não pode vir ao Sindicato e dois documentos foram aprovados: a minuta com as reivindicações e a minuta do pré acordo, ambas disponíveis para consulta em nosso site.
O processo começou com a Consulta Nacional, que contou com a participação de centenas de bancários da região. Nos meses de maio e junho foi a vez dos encontros das federações de bancários. Na semana passada aconteceram os encontros nacionais dos funcionários dos bancos públicos e privados e o processo foi concluído com a Conferência Nacional, nos dias 7 a 9 de junho.
Agora, com a aprovação das bases sindicais por todo o país, a pauta será entregue pelo Comando Nacional dos Bancários à Fenaban, dando início às negociações. E isso já tem data para acontecer: dia 18 de junho.
Os principais eixos da minuta aprovada são:
Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos;
Fim do assédio e dos Instrumentos Adoecedores na Cobrança de Metas;
Representação de todos os Trabalhadores do Ramo Financeiro;
Defesa dos empregos, impactos dos avanços tecnológicos no trabalho bancário;
Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva;
A Campanha Salarial também discutirá com a categoria e a sociedade as seguintes pautas: Ampliação da sindicalização; Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda; Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR; Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a Classe Trabalhadora na defesa de seus direitos e da Democracia: eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com esta pauta.
Escrito por Departamento de comunicação do Sindicato.