Close

abril 5, 2024

Bradesco – COE Contec se reúne com representantes do Banco.

No dia 21 de março, a COE/Bradesco CONTEC reuniu-se com representantes do Banco Bradesco para discutir uma série de demandas importantes dos funcionários. 

Durante a reunião as seguintes pautas foram abordadas: 

Fechamento de Agências, PA´s, Espaço Prime, e UN
Sobre o tema de Fechamento de Agências, PA´s, Espaço Prime, e UN – Unidades de Negócios e a Manutenção de Empregos, Eduara Cavalheiro, Gerente de Relações Sindicais do Bradesco, que a visão estratégica do Banco é simplificar sua estrutura organizacional, reduzindo níveis hierárquicos para aumentar a agilidade e eficiência. Eduara afirmou que não se trata de uma eliminação do atendimento presencial, mas de uma adaptação ao comportamento do consumidor, que tem migrado fortemente para o digital e esclareceu que o banco pretende reaproveitar os funcionários, ajustando suas funções às novas necessidades, como parte de um esforço para manter os empregos e investir na capacitação. 

Certificações CPA10 e CPA20
A representante do Banco esclareceu que o banco monitora mensalmente a situação das certificações e que há um processo estabelecido para tratar dos casos em que as certificações estão pendentes ou expiraram. Aos funcionários nessa situação, é dada a oportunidade de regularizar sua certificação, com o entendimento de que não podem exercer atividades específicas até que estejam devidamente certificados.

Sobre o apoio do banco na preparação para as certificações, Eduara destacou que o Bradesco oferece cursos preparatórios gratuitos por meio da Unibrad, a universidade corporativa do banco. Além disso, anunciou uma novidade, ampliando as opções disponíveis para os funcionários se prepararem para as provas de certificação:

Para os funcionários que optarem por curso preparatório de mercado, o Banco reembolsará: CPA 20 até R$800,00 e CEA até R$ 1.200,00.

Regras:

– Não será aceita nota fiscal com valor superior aos limites;

– ⁠O reembolso é exclusivo para um único curso;

– ⁠O reembolso será realizado mediante aprovação na prova da ANBIMA;

– ⁠O reembolso deverá ser solicitado em até 90 dias após a data de aprovação na prova da ANBIMA;

– ⁠O curso e a aprovação no exame devem acontecer dentro do mesmo ano vigente;

– Enviar para o e-mail reembolso.certificacao@bradesco.com.br o formulário 4240-409, o Relatório de Soluções Externas/Pós/MBA; a nota fiscal e o comprovante de pagamento.

Importante! Não haverá reembolso de curso que não esteja vinculado a um exame de aprovação e nem anterior a 15/03/24.

A representante do banco ressaltou a importância da preparação e da certificação não apenas para quem já ocupa posições que exigem a certificação, mas também como uma forma de preparação para futuras oportunidades dentro do banco, reforçando a política de valorização da carreira interna.

PDV e o fim da política de carreira fechada

Sobre o PDV, Eduara foi categórica ao afirmar que não existe a intenção de implementar um Programa de Demissão Voluntária no momento, alinhando-se com o plano estratégico do banco que não prevê redução da força de trabalho. Essa posição foi reiterada para tranquilizar os funcionários e representantes sindicais de que o banco busca manter e valorizar seu quadro de funcionários, apesar das reestruturações e mudanças no cenário econômico e bancário.

Novas plataformas de agências PJ
A discussão sobre as novas plataformas de agências PJ (Pessoa Jurídica) foi outro tema relevante abordado na reunião entre a CONTEC e representantes do Bradesco. A representante do banco mencionou a abertura de 122 agências PJ no Brasil, uma movimentação estratégica do Bradesco para fortalecer sua presença no atendimento ao segmento de empresas, e que além da abertura dessas agências PJ, o Bradesco está pretende contratar cerca de 3 mil funcionários para a área de TI. Isso inclui a possibilidade de aproveitar profissionais que já prestam serviços para o banco em tecnologia como terceiros, além de admitir novos talentos para a área.

Gympass
O tema Gympass foi levantado como uma demanda antiga dos funcionários do Bradesco. Este tópico, especificamente referente ao benefício de acesso a academias e atividades físicas para os funcionários por meio da plataforma Gympass, reflete o interesse da categoria bancária em melhorias no bem-estar e qualidade de vida. A COE reforçou que a solicitação do Gympass é um pedido recorrente dos funcionários, mencionando que esta demanda já havia sido apresentada em reuniões anteriores nos anos de 2022 e 2023.

A resposta da representante do Bradesco, Eduara Cavalheiro, manteve a posição do banco anteriormente comunicada em relação ao Gympass. Ela expressou que, embora o banco não descarte completamente a ideia, ainda não era o momento para a implementação desse benefício.

Fonte: Contec.org.br