Bancos assumem compromisso em manter quarentena
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) assumiu compromisso em manter parte da categoria bancária em quarentena (distanciamento social), durante reunião com o Comando Nacional dos Bancários, por videoconferência, realizada nesta segunda-feira (30 de março). A Fenaban informou que, neste momento, mais de 230 mil bancários desempenham as funções diretamente de suas casas (home office). Uma medida reivindicada pelos Sindicatos e que respeita às orientações médicas e sanitárias, visando impedir a disseminação do novo coronavírus. Nas agências, cabe lembrar, o atendimento é restrito aos serviços essenciais.
Agências fechadas: A Fenaban informou que cerca de 2.200 agências foram fechadas no país. Foram fechados também postos de atendimento bancário em aeroportos e hospitais. A Fenaban informou ainda que voltará a negociar o fechamento de postos instalados em empresas, que permanecem abertos por solicitação de outras categorias.
Medidas implementadas: Para enfrentar à pandemia do novo coronavírus, o Comando Nacional dos Bancários tem negociado com os bancos a implantação de várias medidas, desde o dia 12 deste mês de março. Entre elas, cabe destacar, criação do comitê de crise, redução do fluxo de clientes e usuários no serviço de autoatendimento, garantia de emprego durante a pandemia (Itaú e Santander) e campanha de esclarecimento sobre o atendimento bancário. E mais: a pedido do Comando, o Banco Central autorizou as instituições financeiras a “ajustar o horário de atendimento ao público”. A medida foi emitida no dia 19 deste mês de março (Circular nº 3.991).