Bancários aprovam pauta de reivindicações e iniciam mobilização para a Campanha Salarial 2026.

Bancários de todo país aprovaram entre os dias 18 e 21, as pautas de reivindicações da Campanha Salarial 2026 durante a 28ª Conferência Nacional dos Bancários e o 52º Encontro Nacional dos Bancários da Contec. As minutas serão entregues à Fenaban em 24 de junho, dando início às negociações coletivas.

Entre os principais pontos estão a reposição integral da inflação com 5% de aumento real, valorização da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), defesa dos empregos, combate às metas abusivas, fortalecimento da saúde dos trabalhadores e programas de requalificação profissional diante das mudanças tecnológicas no setor financeiro.
Segundo o secretário-geral da Contec, Davi Zaia, a campanha ocorre em um cenário de transformação do sistema financeiro e busca preservar direitos, melhorar as condições de trabalho e adequar as relações trabalhistas à nova realidade da categoria.
A pauta também destaca a ampliação da PLR, a defesa do piso salarial calculado pelo Dieese e medidas voltadas à saúde mental e à prevenção de riscos psicossociais. A preocupação com metas abusivas, apontadas como fator de adoecimento, integra as reivindicações.

Outro eixo da campanha é a qualificação profissional para preparar os trabalhadores para os impactos da digitalização e do avanço da inteligência artificial.
Com a aprovação das minutas, sindicatos de todo o país iniciam assembleias e ações de mobilização para fortalecer a campanha e acompanhar as negociações dos próximos acordos coletivos.
Em nossa base territorial as assembleias ocorrem amanhã, dia 23, das 19h00 às 23h59. Participe!
Postado por Departamento de Imprensa do SeebSJCampos.
Com informações da Contec e Contraf.
