Santander, Sábado NÃO!
No último sábado, dia 25, a diretoria do Sindicato barrou o funcionamento da agência 3310 do banco Santander, na região central em São José dos Campos, que estava funcionando para oferecer “orientação financeira” para clientes e usuários.
O banco havia “convidado” os bancários a se voluntariarem para conduzir os trabalhos. Em outras palavras: foram chamados a trabalhar de graça em um dia que deveria ser de descanso.
“É um absurdo o banco usar o tempo de descanso dos funcionários para fazer propaganda com essa história de educação financeira. Quer falar em ‘educação financeira’ mas impõe taxas de juros e tarifas absurdas, sem contar à pressão que os funcionários sofrem para vender produtos que muitas vezes nem são os mais adequados ao perfil financeiro daquele cliente, mas que darão lucro para o banco. Se o Santander quer oferecer aulas de educação financeira, que o faça sem pedir para o bancário trabalhar de graça”, critica Geraldo Soares dos Santos, presidente do sindicato.
Segundo o banco, o projeto envolve 29 agências em todo o país, que irão abrir todos os sábados nos meses maio e junho, das 9h às 12h, para oferecer palestras e atendimento individual a clientes e não clientes, sobre orientação financeira.
O que é trabalho voluntário? – A lei 9.608/1998 define o trabalho voluntário como a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.
O Sindicato orienta que a categoria fique alerta, pois o que hoje é tratado como “voluntário” no Santander pode se tornar obrigatório – inclusive com cobrança de metas. Os trabalhadores que se sentirem pressionados a trabalhar aos sábados deve denunciar ao Sindicato – através dos dirigentes, no Canal Denuncie no site www.sjcbancarios.com.br ou pelo WhatsApp (12) 99106–2036. O sigilo é garantido!