Close

julho 16, 2021

Reforma Tributária pode acabar com vale-refeição e vale-alimentação dos trabalhadores

Proposta apresentada por relator inviabiliza continuidade dos benefícios aos trabalhadores.

As mudanças propostas na reforma tributária podem fazer com que os trabalhadores deixem de receber o vale-refeição e vale-alimentação.

Atualmente, as empresas podem deduzir do Imposto de Renda no regime de lucro real, o dobro dos valores gastos com o Programa de Alimentação do Trabalhador, o PAT.

No entanto, a sugestão do governo ao do relator da segunda fase da reforma, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), acabaria com essa isenção, o que inviabilizaria a continuidade dos benefícios aos trabalhadores.

Para Davi Zaia, presidente da FEEB-SP/MS, a medida ignora a situação econômica do país e fere os direitos adquiridos pelos trabalhadores. “O Brasil passa por um dos momentos mais desafiadores de sua história e medidas como essas só pioram a situação dos trabalhadores, que tiveram seus direitos conquistados por meio de muita luta”, afirma.

Conforme noticiado pelo portal UOL na tarde de quarta-feira, dia 14, dados do Ministério da Economia mostram que 280 mil empresas oferecem os vales para parte dos 22,3 milhões de trabalhadores dessas firmas, o que inclui trabalhadores do setor bancário.

Fonte: Federação dos bancários de SPMS