Close

agosto 6, 2018

Bancos apresentam proposta dia 7. Sindicato convoca assembleia dia 8!

Bancos se comprometeram a apresentar respostas para reivindicações da categoria na terça-feira 7; no dia seguinte, Sindicato convoca assembleia para avaliar a proposta. Participe!

Na última negociação da Campanha dos Bancários 2018, entre Comando Nacional dos Bancários e Fenaban (federação dos bancos), realizada dia 1º e que tratou das cláusulas econômicas, os banqueiros não apresentaram proposta para as reivindicações da categoria, entre elas aumento real nos salários e demais verbas (PLR, VA e VR, auxílio-educação, auxílio creche/babá, plano de cargos e salários, etc.). Entretanto, se comprometeram a apresentar proposta global na terça-feira 7, inclusive para as reivindicações apresentadas em rodadas anteriores, sobre saúde e emprego.

Veja como foram as negociações anteriores com a Fenaban
> 1ª rodada: Bancos frustram na primeira rodada de negociação
> 2ª rodada: Calendário de negociações foi definido
> 3ª rodada: Categoria adoece, mas Fenaban não apresenta proposta
> 4 rodada: Em mesa de emprego, bancos não se comprometem contra contratações precárias

Já no dia seguinte, na quarta-feira 8, sindicatos de bancários de todo o país realizarão assembleias em suas bases, para avaliação da proposta. O Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região convoca todos os empregados em estabelecimentos bancários dos bancos públicos e privados, sócios e não sócios, da base territorial deste Sindicato, para Assembleia Geral Extraordinária que se realizará no dia 08/08/2018, às 19:00h, no endereço sito à Av. Mário Galvão, 318, Jardim Bela Vista – São José dos Campos/SP.

> Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

“Nossa expectativa é que a Fenaban apresente proposta que contemple garantia de todos os direitos da CCT; sua validade para todos, independentemente da remuneração; garantia dos empregos e valorização, com aumento real e PLR maior”, enfatiza Ivone Silva, uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, que representa a categoria na mesa de negociação com a Fenaban.

“Em 2017, os cinco maiores bancos lucraram R$ 77,4 bilhões, aumento de 33,5% em relação a 2016. Só no primeiro trimestre deste ano, já apresentam lucro 20,4% maior do que no mesmo período de 2017. E os balanços do semestre, já divulgados por Itaú, Bradesco e Santander, confirmam essa tendência de alta. Eles não têm justificativa para não apresentar proposta digna de aumento real, valorizando os trabalhadores que constroem seus resultados”, acrescenta.

Banco do Brasil e Caixa
Os bancários do Banco do Brasil e da Caixa, cujos direitos específicos estão sendo negociados com as direções dos respectivos bancos, também devem participar da assembleia no dia 8. Nas negociações com a Caixa, os representantes do bancos já acenaram que haverá cortes na PLR dos empregados, e que a PLR Social não está garantida. Nesta sexta-feira 3, tem nova rodada com a direção do BB.

Veja como foram as negociações com a Caixa
> Comissão cobra resposta às reivindicações
> Direção da Caixa não garante direitos dos empregados
> Caixa não avança nas negociações
> Caixa apresentará propostas dia 07

Veja como foram as negociações do BB
> BB mostra disposição para negociar com funcionários
> Mesa com BB define abrangência do acordo
> Banco apresentará proposta no próximo dia 7