Paulo Guedes diz que Caixa vai rever uso do FI-FGTS
O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que a Caixa vai reavaliar onde são usados os recursos do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FI-FGTS). A revisão será uma das primeiras medidas da nova gestão, adiantou o chefe da equipe econômica, na cerimônia de transmissão de cargo para o novo presidente da instituição, Pedro Guimarães, na tarde desta segunda-feira (7/1).
Uma das primeiras coisas que vamos fazer é pegar esse FI e reavaliar isso tudo. Se vai uma parte para infraestrutura, tem que ser com ênfase mais em conectividades, que deem retorno para a Caixa do que simplesmente ficar abastecendo campeões nacionais, empresas que têm muita influência política”, disse Guedes. Segundo o ministro, o fundo “andou irrigando coisas que não era para irrigar”.
Guedes também criticou as gestões anteriores, marcadas pela ingerência política na instituição. A Caixa recentemente “se perdeu”, mas, agora, está sendo recuperada, disse. Disse que, muitas vezes, bastava “uma ligação política, uma conversa lá na Caixa, e o sujeito saia com R$ 1 bilhão de crédito”. “Está errado e não será tolerado”, enfatizou.
O ministro também garantiu que “não será tolerada a compra de influência através de publicidade desnecessária”, nem o uso de recursos públicos “em direção equivocada”, sem nenhum benefício social nem retorno econômico para a empresa.
Fonte: Correio Braziliense / CONTEC