Close

abril 23, 2025

Mobilização retarda abertura de agências do Santander em São José dos Campos e Jacareí.

Nesta quarta-feira (23), o Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região, retardou a abertura de agências do Santander na região Central de São José dos Campos e Jacareí, como parte das manifestações da campanha contra as terceirizações, fechamento de agências e demissões no Banco.

      

As ações ocorrem em todo o país e tem como objetivo denunciar as práticas abusivas do Santander, que incluem a terceirização irrestrita e a retirada de direitos históricos dos bancários.  A iniciativa busca desmascarar o discurso publicitário do Banco e expor a realidade enfrentada pelos trabalhadores.

“Nossa campanha visa trazer dignidade e parar com essa prática de terceirização adotada pelo Banco, que demite funcionários para recontratá-los como terceiros, burlando a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e reduzindo direitos”, disse João de Oliveira Júnior, diretor do Sindicato e representante na Comissão dos Empregados do Santander (COE-Contec).

Entenda

Desde 2021, o Santander Brasil vem transferindo bancários para outras empresas do conglomerado, como a F1RST, SX Tools, Prospera, SX Negócios entre outras. Todas com CNPJs diferentes. Com isto, o banco está fragmentando a categoria bancária e excluindo esses trabalhadores dos acordos coletivos e direitos conquistados.

Desta forma, esses trabalhadores deixam de ser abrangidos pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) bancária, que garante uma série de direitos como PLR, VA e VR de mais de R$ 1.900 somados, auxilio-creche/babá de R$ 659,67 e dezenas de outros.

“Não podemos aceitar que um Banco que garante recordes de lucros exorbitantes em nosso país, continue precarizando o trabalho dos bancários. Nossos direitos foram conquistados com muita luta e precisam ser respeitados. A terceirização é uma estratégia para retirar direitos e fragmentar a categoria bancária”, ressaltou Débora Machado, diretora do Sindicato.

Participe dessa luta e denuncie essas práticas! O Sindicato permanece à disposição para denúncias sobre as condições de trabalho, assédio e outras irregularidades em todas as empresas do grupo econômico do Santander. A plataforma assegura o sigilo de seus dados, o acompanhamento da denúncia, a apuração e o retorno efetivo do seu caso.

Postado por Imprensa Sindicato de São José dos Campos e Região.