Lucro do Santander Brasil cresce 9,4% no 4º tri com aumento de empréstimos e tarifas
O Banco Santander Brasil reportou nesta quarta-feira crescimento de 9,4% no lucro líquido recorrente do quarto trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior, apoiado principalmente nos empréstimos e tarifas.
O lucro líquido recorrente, que exclui itens extraordinários, somou 3,726 bilhões de reais, praticamente em linha com os 3,859 bilhões de reais estimados por analistas, de acordo com dados Refinitiv.
O banco afirmou que teve um ganho extraordinário de 2,7 bilhões de reais no último trimestre de 2019 com créditos tributários, embora também tenha elevado as provisões para perdas com empréstimos.
A estratégia do banco de aumentar sua base de clientes e crédito pessoal garantiu ao Santander Brasil um retorno sobre o patrimônio (ROE, na sigla em inglês) de 21,3%, alta de 0,2 ponto percentual em relação ao terceiro trimestre.
A carteira de crédito do banco cresceu 6,2% no trimestre, refletindo expansão nos empréstimos para pessoas e corporativos.
Apesar do rápido crescimento nos empréstimos, a taxa de inadimplência de 90 dias ficou praticamente estável, em 2,9%.
A margem financeira líquida, ou a diferença entre o que o banco paga pelos depósitos e recebe com os empréstimos, subiu 10,7% frente ao mesmo período do ano anterior, com elevação no volume de crédito. Ainda assim, o spread caiu 0,4 ponto percentual, para 9,3%.
As receitas de prestação de serviços e tarifas somaram 4,8 bilhões de reais no último trimestre, crescimento de 1,4% na comparação ano a ano, com o banco atribuindo o desempenho ao contínuo aumento da base de clientes e maior transacionalidade.
PERSPECTIVA
O presidente-executivo, Sergio Rial, publicou em outubro pela primeira vez metas operacionais para a subsidiária brasileira do Banco Santander da Espanha. As metas contemplam um crescimento de mais de 10% ao ano na carteira de crédito até 2022 e manutenção do ROE ao redor de 21%.
O Santander Brasil também busca manter a taxa de crescimento da base de clientes em pelo menos 7% por ano até 2022.
Em material enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o banco afirmou que sua participação de mercado no crédito aumentou 0,75 ponto percentual em 2019, para 10%, o maior patamar nos últimos dez anos.
Fonte: Terra / CONTEC