Justiça mantém aposentados da Nossa Caixa no Economus Plus
A juíza Thaíssa de Moura Guimarães, da 20ª Vara Cível de Brasília, determinou ao Banco do Brasil que os aposentados egressos do Banco Nossa Caixa, que tenham rescindido o contrato de trabalho, sejam reincluídos ou mantidos no plano de saude Economus Plus, em liminar concedida em ação ingressada pela Federação dos Bancários de SP e MS, divulgada no dia 2 deste mês de março.
E mais: a juíza restabelece a contribuição (cota parte) de 1,5% do salário e a contribuição patronal. A decisão vale para os dependentes. Caso o BB descumpra a determinação da juíza, multa diária de R$ 3 mil até o montante de R$ 900 mil.
Histórico: Quando os funcionários do BNC se aposentavam e rescindiam os contratos de trabalho, os participantes e dependentes do plano de saúde eram migrados para o Plano Economus Feas e os agregados ao Plano Economus Família. As mudanças não causavam prejuízos aos usuários. No final de 2020, as regras mudaram. O Economus fechou o ingresso de novas adesões ao Plano Feas. Resultado: aposentados e dependentes foram migrados para o Plano Economus Família, com valores de contribuição superiores ao mercado.
Fonte: Federação dos Bancários de SPMS