Close

novembro 1, 2024

Feeb SP/MS fala sobre liminar que permite o ingresso dos funcionários aposentados da Nossa Caixa na Cassi.

Reunião online esclareceu dúvidas sobre a decisão judicial que permitiu o ingresso de aposentados da Nossa Caixa no plano de saúde Cassi.

A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) em parceria com o Sindicato dos Bancários de Campinas promoveu uma reunião online com ex-funcionários aposentados da Nossa Caixa para tratar da ação coletiva movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que visa assegurar o ingresso desses trabalhadores no plano de saúde Cassi. O encontro foi realizado online no dia 17 de outubro e contou com ampla participação dos bancários. A reunião foi conduzida pela representante da Feeb SP/MS, Maria Aparecida da Silva, pelo advogado Dr. Fernando Hirsch, da LBS Consultoria Jurídica, e pelo presidente da Feeb SP/MS, David Zaia.

“O objetivo foi orientar e esclarecer dúvidas sobre a liminar que assegura o direito dos ex-funcionários da Nossa Caixa, especificamente os aposentados que trabalharam ao menos um dia no Banco do Brasil”, pontua Maria Aparecida da Silva.

David Zaia, presidente da Feeb SP/MS, falou sobre a conduta do banco. “Desde 2009, discutimos a possibilidade de migração para a Cassi, mas, até o momento, o Banco não abriu o plano para os aposentados que desejam ingressar, descumprindo a liminar. Nosso empenho é garantir que todos os beneficiados compreendam seus direitos e possam reivindicá-los adequadamente.”

Dr. Fernando Hirsch, da LBS Consultoria Jurídica, esclareceu o histórico da ação judicial. “Nossa intenção é oferecer clareza aos aposentados, para que possam tomar decisões. O Banco do Brasil negou a migração para a Cassi durante a incorporação da Nossa Caixa. Em 2012, o Ministério Público ingressou uma ação coletiva com abrangência nacional, buscando assegurar esse direito para todos os ex-funcionários da Nossa Caixa”, disse.

Decisão Judicial e Liminar

A decisão judicial, de abrangência nacional, conta com uma liminar deferida no processo TST-Ag-E-ED-RRAg-1-55.2012.5.10.0003, que possibilita aos ex-funcionários da Nossa Caixa, que trabalharam ao menos um dia no Banco do Brasil e estejam aposentados, o direito de ingressar na Cassi. A liminar determina que o Banco do Brasil S.A. e a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil – Cassi permitam o ingresso dos aposentados e seus dependentes no plano, em igualdade de condições com os empregados vinculados ao Banco do Brasil, até que ocorra o trânsito em julgado da matéria. Em caso de descumprimento, foi estipulada uma multa diária de R$ 1.000,00.

Com informações da Feeb SPMS.