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março 15, 2021

Comissão dos Empregados da Caixa cobra negociação urgente.

Negociação acontece amanhã terça-feira, dia 16, às 10 horas.

Um novo modelo de autenticação de acesso está sendo implementado pela Caixa. A justificativa do Banco é aumentar a segurança no acesso dos empregados aos sistemas corporativos, porém a nova ferramenta prevê o uso de um smartphone para autenticar o acesso aos sistemas e o aparelho não será disponibilizado aos empregados.

Ciente do problema, a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), solicitou uma mesa de negociação urgente para tratar o assunto, além de imediata suspensão da implementação do sistema. “Mais uma vez, a Caixa desrespeita os empregados. Não houve debate sobre a decisão de implementação desta nova ferramenta. Essa decisão é incoerente, não podemos prejudicar os empregados fazendo com que eles usem o próprio celular ou outros custos intrínsecos a esse acesso. Por isso pedimos uma mesa de negociação urgente”, afirmou o representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, no CEE Caixa, Carlos Augusto Pipoca.

A Caixa não informou aos empregados uma orientação completa sobre a implementação da ferramenta, e a conclusão é de que os empregados deverão utilizar os aparelhos pessoais. Os comunicados do Banco não preveem reembolso ou contraprestação aos empregados pelo uso de seus recursos pessoais para o trabalho.

As entidades já receberam diversos relatos, por parte dos empregados, de problemas de acesso neste primeiro dia de aplicação do MFA. “A implementação deste dispositivo já está causando diversos problemas. Por isso, enviaremos um ofício à Caixa requerendo a suspensão de sua aplicação até que haja negociação com as entidades. É um absurdo que a empresa transfira para o empregado a responsabilidade de possuir equipamentos para que desenvolva seu trabalho”, destaca Pipoca.

Múltiplo Fator de Autenticação
A nova ferramenta Múltiplo Fator de Autenticação, ou MFA, é a combinação de dois ou mais métodos de autenticação, onde o usuário é solicitado a confirmar a identidade no acesso a algum serviço. Na Caixa, a confirmação será em duas etapas: login e senha da rede Caixa; e a aprovação do acesso por meio de aplicativo no smartphone.

Confira a pauta da CEE para a reunião:

• Aprimoramento dos Protocolos de Prevenção ao Covid (implementação de anteparo de acrílico em todas as mesas de atendimento;
• limitação da quantidade de clientes por vez nas agências; retorno de vigilante e recepcionistas para triagem de filas; revisão da lista de “serviços essenciais”;
• testagem para todos os empregados da unidade onde houver caso suspeito/confirmado;
• Aumento do número de pessoas em Projeto Remoto e retorno do rodízio (o decreto de Brasília prevê isso, por exemplo);
• Não exposição de “Nome e Sobrenome” de funcionário em SMS de avaliação de atendimento;
• Revogação da determinação de 20/01, que previa a ampliação do número de pessoas trabalhando presencialmente nas unidades, inclusive áreas meio;
• CR444 (PQV);
• Objetivos Smart – VIRED;
• Exclusão de metas de produtos durante a Pandemia;
• Uso de celular/equipamento pessoal;
• Revisão/Suspensão de destituições de função e rebaixamentos durante a pandemia;
• Mobilidade dos empregados antes das novas contratações;
• Prorrogação do prazo para fruição dos dez dias de compensação dos GGRs;
• Ampliação do prazo para certificações e manutenção das funções;
• Lives durante horário de atendimento;
• PSIs (transparência);
• Inclusão dos bancários nos grupos prioritários da vacinação;
• Melhorias nos sistemas, para evitar problemas de lentidão e dificuldades de acesso, como os ocorridos nos últimos dias;
• Não responsabilização dos empregados em problemas decorrentes das falhas tecnológicas;
• Reestruturação nas áreas meio;
• Inibir que empregados atuem fora da agência (após a porta giratória).

Fonte: Federação dos bancários de SPMS