Close

setembro 13, 2021

COE Itaú negocia retorno ao trabalho presencial com o banco.

A comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu na ultima quinta-feira, dia 09, com a direção do banco para negociar o retorno ao trabalho presencial dos trabalhadores que estão em home office.

Os representantes dos trabalhadores cobraram negociação para garantir um retorno programado, baseado em critérios científicos, com percentual de imunização superior a 70%, para não colocar em risco a saúde dos trabalhadores. Desde 1º de setembro, o banco permitiu que trabalhadores voluntários dos prédios administrativos voltem gradativamente aos locais de trabalho. “Temos ouvido inúmeras denúncias de pressão por parte de gestores. Nosso papel é não admitir esse tipo de postura e cobrar do banco a mudança imediata”, destaca Reginaldo Breda, secretário geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Membros do movimento sindical também cobraram como o departamento de saúde do trabalhador irá se comportar neste retorno. O Itaú informou que existe fiscalização para garantir o respeito aos protocolos de saúde e segurança e que todo o sistema de infraestrutura do banco permanecerá híbrido, para evitar aglomerações nos escritórios.

Retorno às agências
Conforme acertado nos últimos encontros, o banco comunicou aos dirigentes sindicais, antes mesmo de publicar comunicado interno, o retorno das pessoas do grupo de risco de agências e tem o ciclo vacinal completo a partir de 20 de setembro.

No Rio de janeiro será em 5 de outubro. Caso alguém não tenha tomado as duas doses, o banco vai aguardar a data da segunda dose, mais 14 dias, período de imunização completa, para cobrar o retorno.

As gestantes de agência não retornarão ao trabalho presencial em todo o Brasil.

Fonte: Federação dos bancários de SPMS