Cinco maiores bancos disponibilizam telemedicina e testes de Covid-19
Em reunião por videoconferência com a Fenaban (federação dos bancos) nesta terça-feira 12, o Comando Nacional dos Bancários conquistou o compromisso de que os trabalhadores dos cinco maiores bancos poderão realizar o teste para diagnosticar a Covid-19, após o atendimento via telemedicina (veja os canais de telemedicina dos bancos ao final da matéria).
Os testes podem, ou não, ser indicados pelo médico que fizer o atendimento via telemedicina, de acordo com a avaliação médica e os sintomas. As consultas neste sistema também podem ser realizadas pelos dependentes.
“Isso é importante, pois tem gente trabalhando com alguns sintomas acreditando que é gripe, sinusite ou outra doença. Os testes podem dar segurança para toda a equipe, porém os bancários não devem descuidar das medidas de distanciamento e sanitárias”, observou Juvandia Moreira, coordenadora do Comando Nacional.
A Fenaban informou que, em um banco onde o sistema já foi implantado, o serviço de telemedicina recebeu 400 ligações e 20% destes atendimentos gerou pedido de exames (testes RT-PCR) para diagnosticar se a pessoa está, ou não, com o vírus.
Transparência
O Comando Nacional dos Bancários questionou a postura dos bancos com relação à higienização das agências, pois teve quem mudou o procedimento e outros fazem e não informam para os bancários o motivo.
A Fenaban disse que alguns bancos passaram a utilizar os mesmos procedimentos de sanitização de hospitais e outros serviços que precisam manter o funcionamento simultaneamente aos procedimentos para a desinfecção do ambiente, que permite a reabertura da agência mais rapidamente. Disse também que alguns gestores estão realizando os procedimentos de sanitização como medida preventiva.
“O banco tem que aplicar o protocolo, que é encaminhar os trabalhadores para o médico, fazer o teste e afastar quem precisa ser afastado. Em caso de dúvida, afasta! Em caso de sanitização preventiva, o bancário precisa ser informado para não gerar apreensão entre os trabalhadores”, defende Juvandia. A Fenaban concordou e vai transmitir aos bancos a necessidade de melhorar a comunicação e a transparência.
Santander
Na reunião, o Sindicato também questionou a mudança de protocolo de alguns bancos, principalmente do Santander, para isolamento e afastamento de funcionários de locais de trabalho onde foram constatados casos confirmados e suspeitos de Covid-19, sem negociação nem comunicação ao movimento sindical. Alguns gestores não estão afastando os funcionários das agências onde houve casos confirmados e nem o isolamento preventivo em casos de suspeita.
A Fenaban disse que cada banco adota procedimentos distintos, sempre de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, mas que levará a questão para os bancos para que seja analisada. O assunto voltará a ser tratado na próxima reunião.
Telemedicina dos bancos
Caixa:
Saúde Caixa
Portal: https:www.liviasaude.com.br (de 8h às 22h, sete dias por semana)
Ou pelo telefone: 0800 799 9922 (24h por dia, sete dias por semana)
Dúvidas sobre o atendimento: http://www.centralsaudecaixa.com.br/teleorientacao/ ou pelo 0800 095 6094.
Itaú:
Saúde Itaú
4004-5522
Santander:
Telemedicina Albert Einstein
+55 11 2151-7690
Bradesco:
Viva Bem
0800 701-1212
(11) 3684-2149
vivabem@bradesco.com.br
Banco do Brasil
Atendimentos online, pelo site cassi.com.br ou app da Cassi.
Para oriundos do BNC ou Economus também pelo telefone 4020-1676