Beneficiários recebem valores da ação da Fundação Francisco Conde
Na última quarta-feira, dia 31, o Sindicato realizou o pagamento para os beneficiários da ação da Fundação Francisco Conde (FFC), funcionários do extinto Banco BCN. Os valores recebidos pelos bancários estão isentos de IR e INSS e foram pagos através de cheque pelo Sindicato.
Depois de muitos anos de luta, debates e reuniões, a história da Fundação Francisco Conde, dos bancários do extinto BCN, chegou a um desfecho favorável. Esta é mais uma demonstração da força dos trabalhadores e trabalhadoras e da contribuição dos sindicatos. Sem unidade e comprometimento, o dinheiro ficaria para os ativos do Bradesco.
“O Sindicato teve papel fundamental para que essa luta de mais de 20 anos fosse vitoriosa. É uma prova de que juntos, bancários e Sindicato, podemos fazer justiça, mesmo quando o justo contraria interesses poderosíssimos”, comemora o dirigente Sindical e funcionário do Bradesco Luiz Roberto de Freitas.
Sobre a ação
A história do dinheiro da Fundação Francisco Conde se arrasta desde 1997, quando o Bradesco comprou o BCN. Em 1999, o banco retirou o patrocínio do fundo e, em 2001, os ex-funcionários receberam a primeira parcela referente à parte previdenciária.
Em 2003, foi constatado no Ministério da Previdência que ainda havia R$ 120 milhões – em valores atuais – a serem pago aos ex-funcionários do BCN. Desde então, Sindicatos e bancários iniciaram uma luta que se sagrou vitoriosa no dia 21 de setembro, deste ano, quando o juiz da 4ª vara Cível de Osasco determinou a liberação do pagamento de mais de R$ 120 milhões aos beneficiários da Fundação Francisco Conde.