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março 20, 2020

Banco Central atende reivindicações dos Trabalhadores

O Banco Central Banco Central emitiu uma circular nesta quinta-feira, dia 19 atendendo duas reivindicações apresentadas pelos Sindicatos em ofício enviado na quarta-feira, dia 18. Os Sindicatos cobraram a padronização das medidas adotadas pelos Bancos para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores e clientes em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), além de maior agilidade na implantação das medidas necessárias, como o contingenciamento de acesso às agências e redução do horário de atendimento.

A Circular 3.991 do Banco Central determina aos bancos que “assegurada a prestação dos serviços essenciais à população, as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil DEVEM ajustar o horário de atendimento ao público de suas dependências enquanto perdurar, no País, a situação de risco à saúde pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19), dispensada a antecedência de comunicação de alteração, de que trata o art. 4º da Resolução nº 2.932, de 28 de fevereiro de 2002”.

A circula do Bacen diz ainda que “os bancos múltiplos com carteira comercial, os bancos comerciais e as caixas econômicas estão dispensados do cumprimento, em suas agências, do horário obrigatório e ininterrupto de que trata o art. 1º, § 1º, inciso I, da Resolução nº 2.932, de 2002”, que é no mínimo de 5 horas.

E que as instituições bancárias “devem afixar aviso em local visível em suas dependências, bem como comunicar os clientes, pelos demais canais de atendimento disponíveis, sobre o horário de atendimento e caso venham a instituir limitação de quantidade de clientes e usuários ou outras condições especiais de acesso às suas dependências, destinadas a evitar aglomeração de pessoas”.

O Banco Central determinou a redução do horário, mas manteve a liberalidade com relação ao contingenciamento e nesse momento o controle de acesso é fundamental para garantir a segurança e a saúde dos bancários e dos clientes.

“O Sindicato está empenhado em fazer cumprir as determinações do Banco Central, pois é de extrema importância que os bancos atendam as reivindicações, em especial do controle de acesso. Estamos em contato direto com as agências, bem como com as regionais, para solucionar os diversos casos que os bancários têm apresentado. O momento é critico, mas entendemos a necessidade de garantir atendimento para pessoas com prioridades, como aposentados e pensionistas, pessoas que não possuem cartão para saque em unidades de autoatendimento, que não possuem conta corrente, que necessitam sacar o FGTS, desempregados que tenham que sacar seguro-desemprego, entre outros”, disse Antônio Marcos de Barros, presidente do Sindicato.

O Comitê de crise bipartite entre Comando Nacional dos Bancários e Fenaban se reunirá permanentemente durante o período de crise para as medidas emergenciais que assegurem a segurança de bancários e clientes.

Fonte: Imprensa Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região