Apcef/SP completa 118 anos de lutas e conquistas.

Nesta quarta-feira, 2 de abril, a Apcef/SP comemorou 118 anos de história, reafirmando sua missão de representar e apoiar os empregados e aposentados da Caixa Econômica Federal. Desde sua fundação, em 1907, a Associação tem apoiado os trabalhadores do banco público e atuado na promoção de lazer e bem-estar.
Para celebrar a data, a Apcef/SP realizou uma edição especial do Café com Propósito, evento que reuniu empregados da Caixa para debates sobre temas relevantes. Além do bate-papo sobre a Funcef, a ocasião também foi uma oportunidade para relembrar as lutas e conquistas da Associação ao longo dos anos.
Os diretores do Sindicato dos bancários de São José dos Campos e Região, Jair dos Santos e Carlos Alberto Fonseca, representaram a entidade durante o evento em são Paulo.
Também foi organizada uma ação promocional durante todo o mês de abril para presentear os associados com viagens inesquecíveis Clique aqui e saiba mais!
O diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros, destacou que o aniversário da Associação não é apenas uma celebração do passado, mas um momento de renovação do compromisso com os empregados da Caixa:
“A Apcef/SP nasceu da necessidade de representação e união dos trabalhadores. Nossa entidade é fruto da luta de muitas gerações e reforça o quanto a organização coletiva é fundamental. Seguimos firmes no propósito de fortalecer a categoria e garantir que a Associação continue sendo um espaço de defesa e valorização dos empregados da Caixa.”
Já o diretor de Imprensa, Edvaldo Rodrigues, reforçou o papel essencial da Apcef/SP na vida dos trabalhadores:
“A história da Apcef/SP é marcada por conquistas importantes, e a luta continua. Estamos atentos às demandas dos empregados e aposentados da Caixa, buscando sempre ampliar e manter nossos direitos e garantir que todos tenham uma entidade de acolhimento, lazer e, especialmente, representação.”
118 anos de história: uma linha do tempo da Apcef/SP
A trajetória da Apcef/SP se confunde com a história dos empregados e aposentados da Caixa. Desde sua fundação, a entidade evoluiu e se consolidou como uma referência na defesa dos direitos da categoria.
1907 – Criada como Sociedade Beneficente dos Funcionários da Caixa Econômica de São Paulo, a Associação tinha como foco o auxílio médico e funeral.
1948 – Surge o Grêmio Caixa Econômica Federal, que futuramente se tornaria a Associação dos Servidores da CEF/SP (ASCEF).
1956 – A ASCEF coordena a luta pelo abono salarial, organizando a primeira grande mobilização dos empregados da Caixa.
1971 – Após uma fusão determinada pelo governo militar, nasce a Associação Beneficente dos Economiários Federais (ABEF/SP), consolidando a representatividade da categoria.
1985 – A greve de 30 de outubro marca a conquista da jornada de seis horas e do direito à sindicalização dos empregados da Caixa.
1986 – A Chapa Nossa Luta assume a direção da ABEF/SP, fortalecendo a defesa dos trabalhadores e ampliando sua atuação.
1988 – A entidade passa a se chamar Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal do Estado de São Paulo (Apcef/SP), nome que mantém até hoje.
1991 – A Apcef/SP enfrenta um dos maiores desafios de sua história: a demissão de 110 empregados da Caixa por participação na greve.
1992 – Graças à forte mobilização da categoria, os demitidos são reintegrados ao quadro da Caixa.
Anos 2000 – A Apcef/SP intensifica sua luta contra o desmonte do banco e pela valorização dos empregados, além de ampliar suas colônias de férias e espaços de lazer.
Atualmente – A entidade segue atuando na defesa dos direitos trabalhistas, na promoção de atividades esportivas e culturais e na luta por melhores condições para empregados e aposentados da Caixa. A Apcef/SP também contribui para a formação da cidadania, desenvolvendo projetos sociais em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, criada por empregados da Caixa.
Além disso, a Apcef/SP investiu na ampliação da infraestrutura de lazer, pois compreende que bem-estar e qualidade de vida são fundamentais para seus associados. Hoje, os associados têm à disposição unidades em Ubatuba, Campos do Jordão e Suarão, além do clube da capital e da unidade de Bauru, proporcionando opções de descanso, esporte e cultura.
Compromisso com o futuro
Mais do que relembrar sua história, a Apcef/SP olha para o futuro com a missão de seguir sendo um espaço de representatividade, acolhimento e construção coletiva. O compromisso com a valorização dos empregados e aposentados da Caixa permanece, assim como a busca por melhorias e novos benefícios para seus associados.
Com 118 anos de trajetória, a Apcef/SP segue pronta para enfrentar novos desafios e continuar sua luta por uma Caixa mais justa e por melhores condições para todos os que fazem parte da instituição.
Fonte: APCEFSP