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janeiro 27, 2022

COE Santander cobra horas extras, ticket e protocolos de segurança para Covid-19.

Bancários foram surpreendidos com programação imposta pelo banco sem negociação.

A Comissão de Organização dos Empregados Santander (COE) cobrou na ultima terça-feira, dia 25, que o banco pague as horas extras e ticket para os bancários que foram submetidos ao trabalho no sábado, dia 22 de janeiro.

Sem negociar com os sindicatos, o banco Santander anunciou em rede nacional a abertura de quase 3 mil agências em todo o Brasil para uma campanha de negociação de dívidas. O atendimento ocorreu entre 10h e 14h.

Os sindicatos foram unanimes na reprovação à decisão do banco em meio ao agravamento da pandemia e submetendo os funcionários ao risco.

O COE Santander enviou ao banco a cobrança de horas extras e de ticket e aguarda retorno. Se negado o pedido, cada sindicato será orientado a entrar com ação contra o banco.

“Estamos aguardando e esperamos que o banco envie uma resposta positiva, não podemos aceitar que o Santander trate seus trabalhadores de maneira tão desrespeitosa. A postura do banco é inaceitável e precisamos combater todo e qualquer retrocesso”, disse Antônio Marcos de Barros, presidente do sindicato de São José dos Campos e Região.

Protocolos para Covid-19

Durante a reunião, os sindicatos questionaram sobre os protocolos para os casos de contaminação, uma vez que há muita divergência no cumprimento por gestores de agências.

O banco informou que as agências devem seguir os seguintes protocolos:

  1. Funcionários com sintomas não devem comparecer ao trabalho e procurar telemedicina;
  2. Em casos positivos: isolamento de 10 dias, que poderá ser reduzido para 7 se não tiver sintomas e estar sem uso de antitérmicos por mais de 24 horas;
  3. O auto teste de farmácia é ressarcido pelo banco conforme protocolo;
  4. Sanitização: o banco informou que já alterou os procedimentos diários, com uso de produtos específicos, aumentou a carga horária do pessoal de limpeza e a orientação é de limpeza geral nas unidades após o fechamento ao público (idem em casos de funcionários confirmados);
  5. O fechamento de agências é tratado pontualmente é assim continuará.

O Sindicato orienta que os funcionários do Santander denuncie caso os protocolos não sejam cumpridos.

Fonte: Federação dos bancários de SPMS