Associações e Sindicatos se reúnem com direção da Cabesp para debater prioridades.
Na última quinta-feira (15/02), representantes da Afubesp, Afabesp, Abesprev e Sindicatos realizaram uma reunião com a direção da Cabesp, visando fortalecer pautas consideradas urgentes para os associados, incluindo o descredenciamento de hospitais pela Unimed em diversas localidades do país e um possível impacto na rede credenciada vinculada à Central Nacional Unimed (CNU).
Como resposta ao questionamento, a direção da Cabesp afirmou que tal medida não afetará os associados, uma vez que o convênio é MASTER, e o descredenciamento ocorreu apenas nos planos SIMPLES (ou básico) e assegurou que, portanto, não há previsão de impactos nos associados da Cabesp.
“A principal falta de informações do associado é que o leva a acreditar nas Fakes News hoje disseminadas nas redes e acredito que parte desse problema pode ser resolvido pela Cabesp com mais transparências e divulgação nos seus meios de comunicação”, destaca o diretor de imprensa do Sindicato presente na reunião, Cristiano Meibach.
Os representantes sugeriram que a Cabesp esclareça em seu portal as distinções entre as Unimeds em cada região, visando reduzir a confusão entre associados.
Herpes Zóster – Também foi apresentada no encontro uma reinvindicação do movimento sindical referente ao subsídio para a vacina contra a Herpes Zóster, com pedido de um aporte financeiro de pelo menos 30% do custo da vacina.
Um estudo interno conduzido pela diretoria da Cabesp, em conjunto com associados que contraíram o vírus, revelou que as internações devido à Herpes Zóster acarretam despesas elevadas para o plano, superando os custos do tratamento preventivo.
Vale ressaltar que a Herpes Zóster afeta principalmente indivíduos de meia-idade e idosos, que compõem a faixa etária predominante no plano.
Assembleia – Outra demanda apresentada pelos representantes dos banespianos foi realização de uma assembleia de prestação de contas no formato híbrido, prevista para ocorrer até o final de março.
A escolha desse modelo visa contornar as dificuldades enfrentadas em 2023, quando uma decisão judicial resultou na adoção de um formato totalmente virtual, excluindo a participação de muitos membros devido a barreiras tecnológicas.
Respondendo a essa solicitação, a Cabesp afirmou que consultará sua equipe de tecnologia para avaliar a possibilidade de realizar a assembleia simultaneamente, permitindo manifestações presenciais e remotas, com a votação ocorrendo após esse processo.
Fonte: FeebSPMS/ Bancários de Campinas