Sindicato realiza manifestação no BB e na Caixa em São José dos Campos e Jacareí
A situação nas agências do Banco do Brasil e Caixa são precárias e não condizem com o papel social dos bancos públicos. Além da falta de funcionários, que sobrecarregam os bancários e bancárias, aumentando a pressão e o assédio moral para o cumprimento de metas, também tem precarizado as condições de atendimento aos clientes e usuários. Diante disso, o Sindicato realizou, nesta segunda-feira, dia 05, manifestação nas agências da região central de São José dos Campos e Jacareí para dialogar com clientes e usuários sobre o papel social dos bancos e pedir apoio na luta por mais contratações.
“Entregamos carta aberta a população, denunciando os abusos que o governo Temer vem realizando nos bancos que acarreta problemas para bancários e clientes. De um lado, os trabalhadores sofrem com a sobrecarga de trabalho e muitos têm se afastado devido a problemas de saúde. De outro, quem utiliza os serviços do banco amarga longas horas nas filas de atendimento. Pedimos apoio na luta pela preservação dos bancos públicos e pela contratação de mais funcionários”, disse Jair dos Santos, dirigente da Caixa.
O Sindicato denunciou ainda, o novo plano de demissões voluntárias, anunciado no último dia 22 e iniciado no dia 23, que reforça a intenção do governo privatizar a instituição. O chamado Programa de Desligamento de Empregado (PDE) tem como objetivo segundo o banco, “ajustar a estrutura ao cenário competitivo e econômico”. A meta é atingir o “limite máximo” de 2.964 funcionários.