Coronavírus: Caixa e BB fecham agências e atendem somente serviços essenciais
A Caixa Federal desde a ultima segunda-feira (23) fechou suas agências para restringir o atendimento presencial. O atendimento no interior das unidades está restrito ao saque de benefícios como aposentadoria (INSS), seguro desemprego, seguro defeso, abono salarial e FGTS para quem não possui cartão e senha ou necessitem efetuar o desbloqueio. A decisão do banco público foi anunciada no domingo (22), visando impedir a disseminação do novo coronavírus nos locais de trabalho e atende o pedido apresentado pelo Comando Nacional dos Bancários no último dia 20.
As agências iniciam o expediente com uma hora de antecedência para atender os clientes/usuários que necessitarem dos serviços considerados essenciais conforme estabelece o decreto nº 10.282/2020 (clique), do governo federal; entre eles, “compensação bancária, rede de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos”.
Home office
A Caixa Federal liberou 70% dos empregados de agências para trabalharem em suas casas (home office). Será disponibilizado um sistema para permitir que os empregados realizem o atendimento via WhatsApp das demais atividades operacionais das agências.
Entre os liberados, todas gestantes e lactantes, adultos com mais de 60 anos, portadores de doenças cardiovasculares, como hipertensão; diabetes; tratamento de câncer e pessoas com deficiência. Os 30% dos empregados restantes trabalharão em regime de escala semanal, a ser definida pelos gerentes gerais e empregados.
Banco do Brasil
Em comunicado interno, emitido na manhã de segunda-feira (23), o Banco do Brasil informou seus funcionários que o “atendimento presencial deve ser prestado somente em casos essenciais e de forma excepcional (ex: desbloqueio de senha, desbloqueio de cartão e saques benefícios sociais s/ cartão)”. Estará aberta ao público apenas as salas de autoatendimento.
Fonte: Contraf