Caixa desiste de pedir dinheiro do FGTS
Em comunicado divulgado aos empregados nesta terça-feira (23.01), a direção da Caixa Econômica Federal informou que o banco não vai mais recorrer aos recursos do FGTS para garantir o cumprimento do Acordo de Basiléia III.
O banco estava tentando uma negociação para captar R$ 15 bilhões do fundo. O valor seria usado para que a Caixa atenda a Basileia, que prevê uma maior solidez do sistema bancário.
Técnicos do Ministério da Fazenda e do Tesouro Nacional eram contrários ao empréstimo. Já a ala política do governo, a favor. Isso porque, sem o aporte, a Caixa poderá reduzir o volume de empréstimos.
Mas, diante dos recentes escândalos que culminaram com a saída de quatro vice-presidentes, a alta cúpula da Caixa foi forçada a abandonar a ideia na reunião desta terça do Conselho de Administração (CA) da empresa.
A direção do banco divulgou que a Caixa vai vender carteiras de crédito, lançar instrumentos de dívida perpétua no mercado internacional, e não repassará ao Tesouro parte dos lucros de 2017 e 2018. Com essas ações, garante o comunicado, vão fazer com que a instituição cumpra o Acordo de Basileia em 2018 e 2019.
Diretoria Executiva da CONTEC