BB: Sindicato garante na justiça que grupo de risco continue em teletrabalho.
O Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região garantiu na justiça o direito dos funcionários do Banco do Brasil, que fazem parte do grupo de risco, de permanecerem no trabalho remoto.
A liminar concedida pelo juiz do trabalho Marco Antonio Folegatti de Rezende, do Tribunal do trabalho da 15ª região, garante o direito dos funcionários do grupo de risco a permanecerem em home office, sob pena de multa diária que pode variar entre R$ 1.000,00 e R$ 100.000,00.
No ultimo mês de novembro, o Banco do Brasil iniciou a convocação dos funcionários integrantes dos grupos de risco da Covid-19, afastados e em home office, com exceção das gestantes, a retornarem ao trabalho presencial. A decisão unilateral, sem negociação com os sindicatos, foi criticada pela coordenação do Comando Nacional dos Bancários e pela Comissão de Empresa dos Funcionários (CEBB), durante videoconferência realizada com o vice-presidente corporativo e o diretor de pessoas do banco.
“Não podemos aceitar que o banco tome decisões unilaterais sem negociação prévia com o movimento sindical, a pandemia ainda não acabou, novas cepas estão surgindo e mais uma vez o risco é eminente para todos. Os cuidados não podem ser abandonados e a saúde do trabalhador precisa estar em primeiro lugar. Orientamos que os funcionários façam valer o seu direito e nos informe caso a decisão judicial seja desrespeitada”, orienta Marcus Palmeira, diretor do departamento jurídico do sindicato.
Fonte: Departamento jurídico Sindicato dos bancários de SJCampos.