Close

setembro 12, 2024

Bancários do Banco do Brasil aprovam Acordo Coletivo Aditivo.

Bancários do Banco do Brasil da base territorial do Sindicato aprovaram, em assembleia virtual realizada nesta quarta-feira, dia 11/09, as propostas para renovação Acordo Coletivo Aditivo específico.

A validade o acordo é de dois anos (2024-2026), assegurando todos os direitos e reajustes previstos já a partir deste mês.

A assembleia desta quarta-feira teve participação de 345 bancários, dos quais 212 votaram (61,44%) a favor da aprovação e assinatura do ACT; enquanto que 126 (36,5%) votaram por rejeição. A abstenção foi de 2,06% (7 votos). 

Entre os avanços conquistados com o ACT estão: 1) elevação do teto da PLR (com limite de sete salários por ano), incluindo o compromisso do BB em fazer o pagamento da antecipação da PLR após três dias úteis da assinatura do acordo; 2) a revisão dos cargos de assistente de negócios, supervisor de atendimento e caixas e abertura de 6,7 mil novas vagas de 6h e 8h; 3) priorização dos caixas nas concorrências para novas vagas; 4) retorno dos vigilantes em todas as agências de varejo, com ou sem numerário.

O acordo aprovado prevê ainda, reajustes já neste mês, de 4,64% para salários, VA e VR, PLR e todas as demais verbas. Para 2025, o acréscimo será baseado na reposição da inflação (INPC), mais ganho real de 0,6% sobre salários e todas as demais verbas.

Além disso, o Banco se comprometeu a efetuar o pagamento da PLR até a próxima sexta-feira, dia 13/09.