Assembleia Banco do Brasil, dia 11, às 19:00h na Sede do Sindicato
O Banco do Brasil anunciou no dia 03/02 uma série de medidas que vai alterar a forma de remuneração na instituição. O banco alega que potencializará os ganhos dos funcionários, com foco no reconhecimento a partir de seus desempenhos.
Mais uma vez, o banco anunciou as mudanças ao mercado e em comunicado direto aos funcionários, desconsiderando o acordo de que as mudanças devem ser debatidas primeiro com a representação dos trabalhadores. Esta prática do banco gera apreensão entre os funcionários, que recebem os comunicados e ficam sem o respaldo da representação dos trabalhadores para explicar as mudanças.
O diretor do Sindicato Carlos de Souza destaca que, em médio prazo, as consequências da redução salarial serão percebidas nas férias, FGTS, INSS, PREVI e CASSI, sendo que parte da receita é atrelada à FOPAG, por exemplo. Além do perigo de descomissionamento a busca por funcionários mais baratos pode aumentar. Alerta que a mudança irá permitir que dois bancários exerçam a mesma função, porém com salários diferentes.
Considerando o clima de apreensão causado por mais uma reestruturação e a intransigência do banco em debater o assunto com as entidades representativas da categoria, os sindicatos e federações iniciaram um processo de mobilização.
No dia 12/02 realizaremos o Dia Nacional de Mobilização contra reestruturação do banco, com indicativo de paralisação de 1 hora nos locais de trabalho.
Diante de todo o exposto acima, o Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região convoca todos os Funcionários e Funcionárias do Banco do Brasil, que trabalham em sua base sindical, para participarem da Assembleia no dia 11/02/2020, às 19 horas, na sede do Sindicato, localizada na Av. Dr. Mario Galvão, 318, Jd. Bela Vista – São José dos Campos/SP.
Participe!