Close

novembro 13, 2024

Fim da Escala 6×1: Sindicato apoia a redução da jornada de trabalho.

Nos últimos dias um importante debate viralizou nas redes sociais: o fim da chamada escala de trabalho 6×1, muito comum no comércio, na qual o trabalhador trabalha 6 dias na semana e folga apenas 1.

O debate sobre o fim da escala 6×1 ganhou força nas redes com o Movimento VAT (Vida Além do Trabalho), criado inicialmente no Tik Tok por Rick Azevedo, ex-balconista de farmácia e hoje vereador recém-eleito pelo PSOL no Rio de Janeiro. O Movimento VAT defende a escala 4×3, na qual se trabalha 4 dias na semana e descansa-se 3 dias, mesma proposta defendida pelo Sindicato na última Campanha Nacional Unificada dos Bancários.

A luta contra a escala 6×1 ganhou ainda mais força com a proposição de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) pela deputada federal Erika Hilton (PSOL), que propõe limitar a jornada de trabalho para 36 horas semanais, exercida pelo empregado durante quatro dias na semana. A deputada espera reunir nas próximas semanas as 171 assinaturas necessárias para a tramitação da PEC.

A petição pública criada pelo Movimento VAT para pressionar os parlamentares a atuarem pelo fim da escala 6×1 já soma mais de duas milhões e trezentas mil assinaturas. Para assinar AQUI

“O Sindicato defende o fim da escala 6×1, que massacra milhões de trabalhadores, privando-os de descanso adequado, do convívio familiar e social, e da oportunidade de qualificação profissional. Nós bancários, com muita luta e organização conquistamos uma jornada de trabalho diferenciada das demais categorias, com dois dias de descanso. Na última Campanha Nacional dos Bancários, a nossa categoria foi vanguarda ao reivindicar a jornada de trabalho de quatro dias semanais, sem redução de salário e direitos. Modelo já testado com sucesso em diversas iniciativas mundo a fora, inclusive com aumento da produtividade”, disse Antonio Marcos de Barros, presidente do Sindicato dos bancários de SJCampos e Região.

Entenda a escala 6×1
Na escala 6×1, o trabalhador trabalha 6 dias na semana e folga apenas 1. Para que seja respeitada a atual jornada constitucional de trabalho, de 44 horas semanais, os trabalhadores submetidos à escala 6×1 cumprem jornadas de 7h20min por dia ou 8h diárias, com alguns dias mais curtos para “compensar”.

Além de contar com apenas um dia para descanso, outra reclamação dos trabalhadores submetidos à escala 6×1 é o fato de que muitas vezes a folga semanal não ser no domingo, coincidindo com a folga de familiares, e sim no meio da semana.

Com informações da Feeb SPMS