Bancos não abrem no Carnaval; veja feriados bancários em 2023.
O calendário de feriados de 2023 está recheado de folgas prolongadas. São oito feriados nacionais restantes – um já foi em 1º de janeiro – e cinco datas de ponto facultativos em repartições públicas federais – ou seja- feriado. Em relação ao funcionamento dos bancos, serão 11 datas em que as instituições param. Veja os detalhes.
Vale ressaltar que Bancos e a Bolsa de Valores, a B3, só param em datas consideradas feriados nacionais e no Carnaval. Assim, os dois primeiros dias sem expediente bancário ocorrerão agora em fevereiro, quando se comemora o Carnaval, nos dias 20 e 21. A decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval.
Os outros feriados bancários são: Sexta-feira Santa (07 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1 de maio), Corpus Christi (8 de junho), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro) e Natal (25 de dezembro).
Feriados bancários nacionais em 2023
20 de fevereiro – segunda-feira – Carnaval
21 de fevereiro – terça-feira – Carnaval
07 de abril – sexta-feira – Sexta-Feira da Paixão
21 de abril – sexta-feira – Dia de Tiradentes
01 de maio – segunda-feira – Dia do Trabalho
08 de junho – quinta-feira – Corpus Christi
07 de setembro – quinta-feira – Independência do Brasil
12 de outubro – quinta-feira – Nossa Senhora Aparecida
02 de novembro – quinta-feira – Dia de Finados
15 de novembro – quarta-feira – Proclamação da República
25 de dezembro – segunda-feira – Natal
Dias especiais
22 de fevereiro – quarta-feira -Quarta-Feira de Cinzas – O expediente será retomado a partir das 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.
29 de dezembro – sexta-feira – Último dia útil do ano – Sem expediente ao público.
Fonte: Contec/ Febraban