Close

abril 15, 2021

Caixa – Sindicato realiza plenária virtual na próxima segunda-feira, dia 19.

O Sindicato realiza plenária virtual na próxima segunda-feira, dia 19, às 18 horas, para discutir com os empregados da Caixa a PLR Social, que não foi devidamente paga pelo banco; a oferta pública de ações (IPO) da Caixa Seguridade, marcada para 29 de abril; as devoluções dos Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida (IHCD), que devem representar importantes perdas para o banco público, e as contratações de novos empregados. Na ocasião da plenária, o Sindicato também deve colocar em discussão a construção de uma agenda de paralisações em defesa da Caixa 100%.

A realização de plenárias nas bases sindicais de todo o país é uma das propostas da Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa) aprovada em reunião nessa segunda-feira, 12, pelo Comando Nacional dos Bancários. As plenárias abrem o calendário de lutas das ações previstas para o mês de abril.

Para o diretor do Sindicato Jair dos Santos, todas essas pautas são prioritárias. “É difícil definir uma ordem de importância. Teremos que tratar de todos esses temas ao mesmo tempo. Mesmo porque, há uma pressão temporal. A IPO da Caixa Seguridade, por exemplo, já está agendada para 29 de abril. Por isso decidimos chamar a plenária para discutirmos e planejarmos as ações de luta o mais rápido possível”, disse o dirigente.

PLR
A Caixa descumpriu o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021 e não pagou devidamente a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos empregados. De acordo com um estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Caixa pagou a PLR Social com base na divisão linear entre todos os empregados de 3% do lucro líquido, e não de 4%, como determina o ACT.

Caixa Seguridade
Daqui a 15 dias a Caixa pode perder um dos seus mais valiosos ativos. Adiada outras duas vezes, a IPO da Caixa Seguridade está confirmada para 29 de abril. O banco pretende movimentar cerca de R$ 5 bilhões com a negociação das ações. Em janeiro de 2020, às vésperas de lançar a IPO, que acabou sendo cancelada em função da pandemia, o próprio Guimarães havia estimado que a empresa arrecadaria R$ 60 bilhões com a venda das ações da Caixa Seguridade.

Fonte: Imprensa Sindicato dos Bancários de SJCampos e Região.