Close

outubro 13, 2020

Pesquisa mostra que trabalho informal eleva contágio e morte por Covid-19

Os pesquisadores observaram que, para cada 10 pontos percentuais de informais a mais na população, a taxa de contágio aumenta em 29% e a taxa de mortalidade pela doença cresce, em média, 38%

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) indicou que cidades com maior quantidade de trabalhadores informais foram as mais afetadas pela pandemia de Covid-19 no Brasil.

Segundo reportagem publicada no jornal Folha de S.Paulo, os pesquisadores observaram que, para cada 10 pontos percentuais de informais a mais na população, a taxa de contágio aumenta em 29% e a taxa de mortalidade pela doença cresce, em média, 38%. Isso significa que para cada 1 milhão de habitantes são registrados, em média, um adicional de 3.130 infectados e 88 mortes.

A reportagem indicou também que o levantamento analisou dados socioeconômicos de todos os 5.570 municípios brasileiros e isolou diferentes indicadores, como pobreza, cor da pele, votos no primeiro turno da eleição presidencial e também o efeito da informalidade no trabalho.

Fonte: Brasil 247 / Contec