Close

outubro 5, 2018

Mulheres e Jovens são pauta da UGT Estadual para aumentar a liderança e representação sindical

Na última terça-feira, dia 02, a UGT/SP realizou o primeiro encontro de mulheres e juventude do Estado. Coordenado pela Secretária de Organização de Política Sindical, da Juventude e da Mulher, respectivamente Débora Ferreira Machado, Daniela Sousa e Kasmere Bezerra de Souza o evento foi prestigiado por várias lideranças sindicais.

O Encontro debateu alternativas para a inserção da mulher e do jovem na política nacional e novas formas de incentivo para participação efetiva nos espaços sindicais. Durante o encontro as palestrantes demonstraram que as gerações devem atuar juntas em prol da construção de uma sociedade mais justa e igualitária, provaram que o presente começa aonde o passado não conseguiu mais avançar e que o futuro será a consequência das derrotas e vitórias vivenciadas.

Com mais de 70 anos de experiência e luta pela democracia, a trajetória de Liege Rocha mostrou total sinergia com a busca de Mariana Lemos, de pouco mais de 20 anos. “A sub-representação das mulheres nos espaços de poder decisórios é hoje crucial para a construção das verdadeira democracia! Somos a maioria do colegiado brasileiro e responsáveis preponderantes no processo eleitoral. A nossa trajetória é de luta histórica: somos Belas e Revolucionárias!”, argumentou Liege Rocha, secretária nacional do PCdoB e ativista do MBM (Movimetno BrasileIro de Mulheres).

“O que nos forja é a nossa história de luta, pois as elites não pensam num modelo para a nação, que foi construída como uma mercadoria. Muita gente morreu para andarmos livres (e sem armas) nas ruas hoje!”, disse Mariana Lemos, militante do Levante Popular e Uni (União Nacional dos Estudantes).

“As mulheres tem competência e estão preparadas para ocupar os espaços, estão presentes na luta, só precisam de respeito e condições que favoreçam à sua participação, afinal a cultura patriarcal ainda domina a nossa sociedade, afirma Débora Ferreira Machado, diretora do sindicato e secretária de organização da UGT/SP.

Participaram do evento o presidente do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região, Geraldo Soares dos Santos e os dirigentes Carlos de Souza, Rafael R. dos Santos, Itamara Moura, Claudia C. Quiarelo, Rosangela Ap. A. de Oliveira e Janaína R. da Silva.