Close

novembro 20, 2019

20 DE NOVEMBRO: Dia da Consciência Negra

Nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é comemorado em todo o Brasil. A data homenageia Zumbi dos Palmares, escravo líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de Novembro de 1695 lutando pelo fim da escravidão.

Nesta data é momento também de reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.

Mas também é momento de falarmos sobre crimes que marcam a vida de muitas brasileiras e brasileiros: o racismo e a injúria racial.

De acordo com o Atlas da Violência 2017, a população negra também corresponde a maioria (78,9%) dos 10% dos indivíduos com mais chances de serem vítimas de homicídios. Atualmente, de cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras. De acordo com informações do Atlas, os negros possuem chances 23,5% maiores de serem assassinados em relação a brasileiros de outras raças, já descontado o efeito da idade, escolaridade, do sexo, estado civil e bairro de residência.
utro dado revela a persistência da relação entre o recorte racial e a violência no Brasil. Enquanto a mortalidade de não-negras (brancas, amarelas e indígenas) caiu 7,4% entre 2005 e 2015, entre as mulheres negras o índice subiu 22%.

Diante dessa triste realidade, temos de nos unir em torno da luta para conscientizar a população sobre a necessidade de se combater todas as formas de discriminação. O Brasil é um país plural, diverso, amplo e democrático. Temos de nos unir para fortalecer essas características. Diga não ao racismo! Não a violência contra mulheres! Diga não a discriminação!

Fonte: CONTEC