Close

junho 3, 2019

Mais um sábado de resistência no Santander!

O Sindicato esteve presente novamente na agência 3310 do Santander em São José dos Campos, no último sábado, dia 1º, para o trabalho “voluntário” – isto é, para os bancários trabalharem de graça oferecendo consultoria em educação financeira para clientes e não clientes. O Santander, então, recuou e liberou os trabalhadores antes mesmo das 10h.

“Foi mais um sábado de vitória para os funcionários e vamos continuar atuando até que o banco desista definitivamente deste projeto. Queremos garantir o direito dos bancários descansarem aos sábados e entendemos que apesar do banco estar apresentando esta proposta para os bancários como uma ação positiva, na verdade pode ser um ensaio para o banco abrir aos sábados com o comparecimento obrigatório e inclusive com cobrança de metas”, afirmou a dirigente Débora Ferreira Machado.

Trabalho voluntário
A Lei 9.608/1998 define o trabalho voluntário como “atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa”. O banco, entretanto, é uma instituição que visa exclusivamente o lucro. E a população sabe disso, tanto que quase ninguém apareceu para assistir à orientação financeira, mostrando o total fiasco deste projeto.

Pelo fato de o Santander considerar o trabalho aos sábados como “voluntário”, os bancários não receberam absolutamente nada por isto. E se sofrerem acidente ou assalto no percurso ou durante o trabalho, isso não vai configurar acidente de trabalho, não havendo os resguardos previstos em lei.

Mostre sua indignação
Os bancários e clientes que quiserem ajudar a cobrar do banco o respeito à legislação, ao acordo coletivo e, obviamente, ao trabalhador, podem participar pelas redes sociais! Basta publicar sua indignação usando a hashtag #SantanderSabadoNÃO.