Close

novembro 20, 2018

Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado nesta terça

Em 20 de novembro, comemoramos no Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi instituída no calendário oficial nacional por meio da Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Em mais de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro por meio de decretos estaduais, a data é considerada feriado.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção da população afrodescendente na sociedade brasileira e foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

É momento de relembrarmos a influência da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.

No entanto, é momento também de falarmos sobre crimes que marcam a vida de muitas brasileiras e brasileiros: o racismo e a injúria racial.

Segundo o Atlas da Violência 2018, no Brasil, a desigualdade racial “se expressa de modo cristalino no que se refere à violência letal”. Quem comprova isto são os números registrados. Em 2016, por exemplo, a taxa de homicídios de negros foi duas vezes e meia superior à de não negros (16,0 por 100.000 habitantes contra 40,2) e no último ano, o número de assassinatos contra negros cresceu 23%.

Diante dessa triste realidade, temos de nos unir em torno da luta para conscientizar a população sobre a necessidade de se combater todas as formas de discriminação. O Brasil é um país plural, diverso, amplo e democrático. Temos de nos unir para fortalecer essas características.

Fonte: CONTEC