Close

março 14, 2019

Comando e Fenaban debatem diversidade

O Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) se reuniram, na última terça-feira, dia 12, para debater a realização do 3º Censo da Diversidade, previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Na abertura da reunião, a primeira da Comissão Bipartite de Diversidade, anteriormente denominada Igualdade de Oportunidades, o Comando destacou que as mulheres recebem menos que 80% da remuneração dos homens e representam metade da categoria.

O Comando propôs discutir a implementação de um Programa da Diversidade, com base no resultado do 3º Censo da Diversidade. Entre as ações, cartilha sobre todos os temas, canal de assistência às bancárias vítimas de violência e treinamento de gestores. O Comando propôs também sintonia fina entre o Programa da Diversidade e a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). A Agenda tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; o 5 prevê “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

Censo da Diversidade: É uma ferramenta decisiva no combate às discriminações e visa promover a igualdade de oportunidades dentro das instituições financeiras. O primeiro Censo foi realizado em 2008; o segundo em 2014.
Próxima rodada: A Comissão Bipartite de Diversidade volta a se reunir em abril. Na pauta, temas que devem constar no 3º Censo da Diversidade.

Fonte: Contraf